Ads Top

Assédio | Crítica do primeiro episódio

Assédio/divulgação - Globoplay
Série dramática da Globo estreia na TV aberta e choca o público, como deveria.

 

Nessa segunda-feira,15, o público de casa pôde acompanhar o primeiro episódio da série Assédio, produzida e distribuída pelo Globoplay/Rede Globo.

A produção é livremente baseada no caso real do médico Roger Abdelmassih, um ex-respeitado doutor especialista em reprodução artificial, que foi condenado em 2014 por 56 condutas de abusos sexuais que foram cometidos nas suas pacientes no momento em que elas estavam dopadas.

O capítulo de estréia foi belíssimamente  bem feito e roteirizado, com uma fotografia bem escura e abusando de tons gélidos e verdes para provocar a frieza, algidez e desconforto que o tema assédio causa (ou deveria causar) nas pessoas.

O centro de desenvolvimento inicial desse primeiro episódio foi a personagem Stela (Adriana Steves), uma mulher que, como milhões de outras mães, buscam juntamente com seus parceiros o método de inseminação artificial para tentar realizar o sonho da maternidade naquelas que por algum motivo não conseguem realizá-lo da forma "natural".

Um dos melhores pontos positivos de 'Assédio' que pude notar nesse começo é que o seriado não abordará o ato criminoso de se assediar como uma simples forma isolada de acontecimentos.

Pelo contrário, está sendo mostrando, por exemplo a família de Roger Sadala, (O "Doutor Vida", representação do Abdelmassih na trama) de forma bem ampla no seriado, enfatizando para o público oque acontece na casa do doutor, que tipo de pessoa ele é e como se mostra na sociedade.

Esse ponto do roteiro é bem bacana, pois humaniza de certa forma esse vilão, e nos faz enchergar que esse antagonista não é obra da ficção, e sim da vida real.

A cena do primeiro estupro que vivemos na série Assédio foi bastante impactante na minha opinião, optando por um ângulo bem fechado, nos aproximando ao máximo da cena. Oque provocou ainda mais um sentimento de angústia no telespectador pela personagem.

 Um assédio já é chocante,  mas acredito que nesse caso choque tenha sido ainda pior por ver a forma com que a personagem estava indefesa, incapaz e fragilizada. E imaginar que alguém pudesse se aproveitar do sonho de uma filho e de um momento de vulnerabilidade de uma paciente para fazer tal monstruosidade, é simplismente inacreditável.

Porém é assim que o tema precisa ser abordado, na minha opinião: Para impactar. Justamente para transparecer em tamanha fidelidade como esse ato criminoso é repúdiavel e inumano.

No próximo episódio vamos poder observar como será o empacto dessa tenebrosa descoberta na personagem Stela, e nas pessoas ao seu redor.

Peter Pan e Wendy 3 5 1

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.