Ads Top

Aftersun - Crítica do Filme



O primeiro longa metragem dirigido pela escocesa Charlotte Wells chegou aos cinemas internacionais por volta de Outubro de 2022, mas tem gerado um burburinho no início desse ano principalmente depois dos indicados ao Oscar serem divulgados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Los Angeles.


Aftersun conta a história de verão de Calum (interpretado brilhantemente por Paul Mescal que está concorrendo ao Oscar de Melhor Ator) e sua filha Sophie (trazida às telas pela atriz mirim Frankie Corio, de mesmo calibre e maestria que Paul). 


Afim de comemorem o aniversário de 30 anos do pai, a dupla embarca numa viajem à Turquia, onde o roteiro se destaca por trazer memórias belíssimas de uma infância inocente de Sophie, contrastadas pela personalidade oscilante e complicada, mas ao mesmo tempo cativante, de Calum. 


O espectador é conduzido entre o passado e o presente da garota Sophie, revivido através das fitas que foram gravadas naquelas férias. 


Apesar do filme tratar de assuntos complicados como dependência química e problemas com a saúde mental, o roteiro aborda tais assuntos de maneira bem branda e até mesmo enigmática, não deixando explicito ao público toda a dificuldade que Calum está passando naquela época de sua vida. Porém a diretora defende que esse tipo de abordagem foi proposital, já que quando somos crianças a tendência é não enxergarmos tais situações complicadas dos adultos como depressão, ansiedade e problemas com drogas tão nitidamente como um adulto, então mais do que justo mascarar estes artefatos da mesma forma no roteiro, afim de transmitir tal sensação com fidelidade. É uma técnica arriscada, mas no caso de Aftersun funciona super bem!


A fotografia deste longa metragem também merece atenção especial. As imagens são bem saturadas com um certo tom granulado, o que faz parecer como se todo o filme fossem aquelas fotos de álbuns antigos que folheamos esporadicamente para se lembrar da infância.


A produção da BBC só está concorrendo a apenas uma das categorias da premiação, o que foi motivo de surpresa para muitos membros da Academia e espectadores, que esperavam um maior número de indicações.


Se você procura um filme que te transporta para uma história de nostalgia, com cores belíssimas e significados profundos, fica a minha indicação de Aftersun! O longa está disponível no catálogo da MUBI.

Peter Pan e Wendy 3 5 1

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.